Como vender mais aproveitando as datas comemorativas

Colaborador: PingoBox 

Talvez o maior desafio de um pequeno empreendedor no ramo gastronômico seja saber como vender mais e fazer com que o negócio cresça a ponto de caminhar com as próprias pernas. Isso, sem precisar de investimentos de tempo e dinheiro dos sócios em, praticamente, todas as frentes.

Geralmente, isso demora a acontecer porque os sócios acabam tão envolvidos com a parte operacional da empresa, que não sobra nenhum tempo para a gestão e o planejamento.

Para resolver esse problema, os especialistas são unânimes em recomendar a adoção de um bom sistema de gestão, de modo a integrar o operacional com o estratégico e também para agilizar os processos. Mas, além disso, o empreendedor deve aprender também a se planejar para as diferentes demandas ao longo do ano.

Por isso, no post de hoje vamos abordar tudo o que você precisa saber sobre como vender mais e deixar o seu food truck pronto para faturar alto durante feriados e datas comemorativas. Confira a seguir!

Por que as datas comemorativas são tão importantes para os negócios?

Você sabe por que nós, brasileiros, comemoramos o dia dos namorados em 12 de junho, enquanto o resto do mundo comemora a data no dia de São Valentim, em 14 de fevereiro? É bem verdade que a iniciativa quis prestigiar Santo Antônio, o santo casamenteiro, cujo dia é comemorado logo na sequência no dia 13 de junho.

No entanto, o principal motivo da mudança foi o fato de não termos nenhum feriado nacional ou data comemorativa no mês de junho. Isso traz consequências, não apenas para o comércio, mas também para outros setores da economia, como a indústria e os serviços.

Como vender mais em datas especiais?

Mais do que ouvir falar da importância das datas festivas, todo comerciante já sentiu na pele o aumento do movimento em datas como dia das mães, dia dos pais, feriados e vésperas de feriados. Mas como saber se o seu food truck está explorando esse potencial ao máximo?

Com efeito, existem algumas iniciativas que podemos colocar em prática para atrair a atenção de nossos clientes e converter esse interesse em vendas. Fique atento às dicas!

Faça uma campanha publicitária

Por mais apertado que esteja o orçamento, temos que pensar na publicidade como um investimento. Supondo que a empresa decida desembolsar uma verba de R$ 50,00 para criar um anúncio e que cada cliente gaste, em média, R$ 25,00 por pedido, bastaria atrair apenas três clientes para lucrar com esse anúncio.

Além disso, não é necessário gastar muito dinheiro com uma campanha voltada para a comemoração de uma data especial. Hoje em dia, temos a possibilidade de aliar a tecnologia com as práticas tradicionais, gerando resultados excelentes.

Uma publicação patrocinada nas redes sociais ou um link especial com data de expiração podem atingir milhares de pessoas e ajudar a fazer a conexão entre a imagem da sua empresa e a data comemorativa em questão.

Além disso, não custa nada usar o bom e velho cavalete ou quadro de avisos para veicular um convite para participar do evento especial. Você pode usar frases como: “Venha experimentar nosso menu especial de dia das mães no domingo”.

Ofereça vantagens especiais

As datas comemorativas são uma boa oportunidade para fazer sorteios, dar brindes, conceder descontos, tudo para chamar a atenção do cliente!

Outra boa estratégia é criar produtos especiais (que não façam parte do menu tradicional) para cada data festiva. Assim, o dia das mães, por exemplo, pede uma refeição mais eclética, que possa ser partilhada em família. Já o dia dos namorados, pede um drink especial ou um prato mais romântico. Páscoa é sinônimo de chocolate! E por aí vai…

Vale lembrar que qualquer iniciativa relacionada com promoções, descontos ou serviços especiais deve ser vantajosa não apenas para a empresa, mas, sobretudo, para o cliente!

Explore toda a semana que antecede o evento

Um dia é muito pouco para divulgar o seu trabalho? Então temos que aprender a explorar essas datas na semana que as antecedem. A comunicação nas redes sociais, os concursos, promoções, sorteios e anúncios devem começar ao menos uma semana antes do grande evento.

Com isso, o restaurante não só atrai mais consumidores para o grande dia, como também tem a oportunidade de divulgar seu cardápio, seus pratos, sua estrutura e sua imagem como um todo.

Capriche na decoração

A ambientação também é muito importante nas datas comemorativas. Ela é responsável por fazer com que o seu food truck entre no clima festivo das datas especiais. Mais uma vez, é importante ressaltar que não é necessário gastar muito dinheiro, desde que a decoração seja feita de forma criativa e com bom gosto.

No dia dos namorados, por exemplo, podemos colocar toalhas de mesa elegantes e ornamentar cada mesinha com uma vela e um vaso de flores. No carnaval, podemos pensar em algo mais despojado e informal.

Por fim, a decoração não se limita apenas ao carro. Em datas especiais podemos pensar em mudar o uniforme da equipe ou, ao menos, incluir acessórios ligados à data que estamos comemorando.

Prepare a estrutura do seu food truck

Não adianta nada aumentarmos o movimento durante uma data comemorativa se não conseguirmos dar conta da demanda. Inclusive, isso pode até ser prejudicial para a imagem do negócio.

Imagine, por exemplo, que a sua campanha publicitária tenha sido um sucesso e que o seu restaurante receba o triplo de clientes do que está acostumado a receber.

A parte mais difícil de todo o processo, que é trazer o cliente até você, já foi feita. Mas o trabalho está apenas começando! Temos que evitar a formação de grandes filas e a demora para entregar os pratos.

O foco deve ser nos preparativos para atender a um movimento maior. Temos que formar um estoque robusto para não deixar de vender o prato x ou y por falta de ingredientes.

Além disso, a contratação de mão de obra temporária pode ser importante para a realização de tarefas simples, porém muito importantes, como adiantar os pedidos dos clientes que estão na fila.

Não podemos descartar, ainda, a eventual necessidade de alugar equipamentos como mesas, cadeiras ou até mesmo equipamentos de cozinha, como uma segunda fritadeira, por exemplo.

Por fim, é sempre bom lembrar que todo o operacional da empresa deve estar em sintonia com a boa gestão. Se você ainda registra todas as vendas, os estoques e pagamentos nas velhas planilhas, então a probabilidade é grande de você se enrolar em um dia de movimento maior.

E aí, gostou do nosso artigo sobre como vender mais em datas comemorativas? Então clique aqui e confira tudo o que você precisa saber sobre marketing para garantir o sucesso da sua empresa!

Sobre a Pingo:
A Pingo é um sistema de vendas e gestão fora da caixa tradicional do mercado com o compromisso de ajudar o pequeno e médio varejista de diferentes segmentos a oferecer melhores experiências de compra para seus consumidores, fazer com que ele se sinta realizado como dono do negócio e, dessa forma, possa prosperar de forma saudável, útil e eficaz.

 

 

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