Onu Cria Dia Mundial Da Gastronomia Sustentável

18 de junho Dia Mundial da Gastronomia Sustentável

Por: Luciana Almeida

Aprovado pela Assembleia Geral da ONU, a resolução institui o dia 18 de junho como Dia Mundial da Gastronomia Sustentável, reconhecendo a relação entre a gastronomia e a sustentabilidade, assunto discutido no mundo todo nos dias atuais. Num momento onde muitas pessoas se preocupam com uma alimentação saudável, pela primeira vez, a ONU aprova uma resolução sobre gastronomia sustentável. A data que reconhece que a gastronomia ambientalmente responsável pode promover o desenvolvimento agrícola e a produção consciente de alimentos, além de fortalecer a conservação da biodiversidade e a segurança alimentar das comunidades. (Fonte: planalto.gov.br).

Não estamos falando apenas de produção sustentável, mas sim de gastronomia. Isso implica uma responsabilidade muito grande aos chefs, donos de restaurantes, cozinheiros, culinaristas, críticos de gastronomia, de criar novidades em seus cardápios e menus. De acordo com Carlos Petrini, criador do Slow Food, em seu livro Slow Food, Princípios da Nova Gastronomia, o público sempre fará seu pedido através de um menu, e se esse menu não incluir ao menos opções que levem em consideração a produção, a sazonalidade e, inclusive o aproveitamento dos alimentos que poderiam ser desperdiçados e descarte dos ingredientes, esta gastronomia nunca será consumida.

Agora, o dia 18 de junho tem uma particularidade e é um grande passo dado para a diminuição do desperdício em um mundo onde, de acordo com a própria ONU, 1,3 bilhão de toneladas de comida é desperdiçado anualmente. O valor representa um terço do total de alimentos produzido para o consumo humano. O desperdício de comida não só representa uma perda de terra, água e energia, como também a má distribuição de recursos. (Fonte: revistagalileu.globo.com).

 

FOOD TRUCK NAS RUAS

WhatsApp: (11) 99004.3912

Tels: (11) 2384-1445 / 1446

E-mail: agencia@recriativi.com.br

Site: www.foodtrucknasruas.com.br

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *