Superando os Desafios de se ter um Food Truck

desafios food truck

Ter um food truck é uma atividade cheia de imprevistos, se um empreendedor já tem que ter jogo de cintura para lidar com os mais diferentes tipos de problemas que aparecem em seu caminho, adicione a isso uma atividade que pede que você se mova por toda a cidade e mais uma gama de complicações podem surgir em sua vida. Quando um desses problemas aparecem, podem parecer uma tragédia sem solução, mas com um pouco de calma, esforço e criatividade é possível superar os inúmeros desafios de se ter um food truck. Aqui estão alguns passos que podem te ajudar a encontrar soluções.

Se dê um tempo para surtar

Simplesmente bloquear a descarga de emoções que ocorre quando você recebe uma notícia ruim não é uma boa opção, porque essas emoções podem voltar em momentos inoportunos. Se dê alguns minutos, ou dependendo da escala do problema, até algumas horas para se preocupar, se estressar, ficar chateado(a) ou o que quer que seja que você está sentindo. Contato que você não desconte sua raiva em outras pessoas, é natural se sentir chateado quando algo ruim acontece na sua vida.

Não é prático ficar se apegando a esses sentimentos por muito tempo, se um pneu do seu food truck estourou talvez você tenha um minuto para ficar bravo e depois tenha que partir para a solução rapidamente. Talvez seja um problema fiscal e a solução pode ser mais complicada e você precise de ajuda de outros profissionais para resolver. O importante é depois de seu momento de pânico, conseguir se acalmar para ver as coisas com mais calma. É nesse momento que você segue para o próximo passo.

Avaliar a situação

Hora de transformar o mal estar que sentiu quando confrontado com a situação desagradável em motivação para resolvê-la. Respire fundo e veja qual o impacto desse problema na sua empresa, você pode começar com essas perguntas:

  • Quanto isso irá me custar?
  • Existe alguma maneira criativa de evitar esse custo? (aprendendo você mesmo a concertar, por exemplo?)
  • Eu tenho esse dinheiro no momento?
  • É algo que o seguro pode cobrir?
  • Quão acessível está o dinheiro necessário?
  • Quanto tempo irá demorar para recuperar esse custo?
  • Existe algum outro custo atrelado a esse que eu ainda não percebi? (Como ficar um dia sem funcionar?)

Uma vez que você começar a responder essas perguntas e pensar nos múltiplos cenários que surgem desse questionamento, você pode também começar a pensar no próximo passo.

Encontre soluções a curto prazo

Como tempo é precioso em um negócio tão maleável quanto um food truck, o que você pode fazer para resolver esse problema o mais rápido possível? Pagar a multa com o dinheiro de uma reserva para emergências? Oferecer um desconto para os clientes desse festival que não atraiu tanta gente assim? Pedir ajuda de um amigo advogado com seus problemas fiscais?

Pense em várias alternativas para um mesmo problema, nem sempre a primeira ideia que você tem é a melhor solução e imaginar vários cenários pode te ajudar a chegar a uma conclusão inesperada.

Mas atenção, não é porque você precisa fazer algo rápido que você partir para gambiarras e improvisos, você tem que levar em consideração os impactos futuros de suas ações e é justamente isso que irá fazer a seguir.

Considere as consequências a longo prazo

Hora de pesar se sua solução a curto prazo não acaba atrapalhando mais no futuro, ou se depois de optar por uma ação você irá ter que recuperar o que perdeu. Por exemplo, se irá usar o dinheiro do fundo de emergência, tenha em mente como e quando irá repor esse dinheiro. Se trocou serviços com outros profissional para que ele te ajudasse com algo, quais os dias e o que irá gastar para prestar seu serviço em retorno. Quanto desse desconto que você pretende dar para os clientes desse festival vai impactar no seu lucro? Essa é a parte que exige mais sangue frio por parte do empreendedor, mas não pode ser ignorada ou os resultados podem ser desastrosos e um pequeno obstáculo pode virar um problemão.

Lide com o problema e previna-se

Consideradas todas as ramificações e exaustas todas as possíveis soluções é hora de escolher um caminho e lidar com a situação finalmente. Nem sempre vai ser perfeito, vai causar algumas dores de cabeça, mas isso faz parte da aventura que é ser um dono de food truck. E com o tempo você ficará cada vez melhor ao lidar com esses obstáculos. O importante é aprender uma lição com seus problemas e descobrir maneiras de evitar que eles se repitam.

Que tal planejar manutenções preventivas em seu veículo, ao invés de correr pro mecânico quando ele quebra? Cliente cancelou no último minuto? Na próxima vez você terá incluso no contrato um valor de entrada suficiente para cobrir seus custos com matéria prima e funcionários. Encontre aquela segunda fonte de energia caso seu gerador falhe e etc.

Obstáculos são apenas oportunidades de crescimento, como empresa, como empreendedor(a), como pessoa.

Fonte: Food Trucks no Brasil

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *